11 de agosto de 2016

Resenha - A Seleção.

Livro: A Seleção.
Autor(a): Kiera Cass.
Editora: Seguinte
Número de páginas: 368.

Descrição: Nem todas as garotas querem ser princesas. America Singer, por exemplo, tem uma vida perfeitamente razoável, e se pudesse mudar alguma coisa nela desejaria ter um pouquinho mais de dinheiro e poder revelar seu namoro secreto.

Um dia, America topa se inscrever na Seleção só para agradar a mãe, certa de que não será sorteada para participar da competição em que o príncipe escolherá sua futura esposa. 

Mas é claro que seu nome aparece na lista das Selecionadas, e depois disso sua vida nunca mais será a mesma...


Trinta e cinco garotas. Um príncipe. Um único objetivo, não ser a escolhida.

Resenha: Um novo país surgiu, o que era os Estados Unidos, virou Ilhéa, um país cujo sistema de governo é a divisão do povo por castas, ao todo Oito Castas, sendo o Oito os mais pobres e o Um a realeza.
Pela tradição do novo país, como uma forma de mostrar igualdade entre as castas, quando nasce o primogênito do Um, desde o berço, lhe é prometido a participação de um concurso para escolher a próxima rainha de Ilhéa, esse concurso é chamado de "A Seleção".

"Não há um cronograma predeterminado para a Seleção. Pode durar dias ou anos." Pág.71

Durante as inscrições, garotas de todas as castas com idades entre 16 e 20 anos, recebem formulários para o preenchimento e aguardam ser uma das 35 Selecionadas para passar algumas semanas no palácio com a esperança de ser a escolhida como noiva. Um concurso assim seria um sonho para qualquer garota, menos para America Singer, uma Cinco que nutre um namoro secreto com o jovem Aspen Leger, um Seis. O seu único objetivo é casar-se com Aspen, mesmo isso significando passar a ser de uma casta abaixo da que ela é.
Porém, após insistência de sua mãe, America aceita se inscrever na certeza de que não será uma Selecionada, mas para a sua decepção e para surpresa e alegria de sua mãe, sim, ela é uma das 35 garotas que disputarão a coroa e o coração do belo e jovem Maxon.
Em poucos dias America foi preparada para morar no palácio, mas estava decidida a não conquistar o príncipe e ser dispensada assim que possível. Como Selecionada, foi promovida a ser da casta Três, isso garantiria que ela não sofreria caso fosse dispensada, pois seria difícil voltar a se adaptar a vida antiga depois de uma temporada no palácio.
Mas ao chegar no palácio e se deparar com o belo, gentil, educado, atencioso e charmoso príncipe Maxon, America Singer sente que sua vida e seu coração começaram a mudar. Antes, não queria relação alguma com Maxon, mas aos poucos foi mudando de opinião e começou a tornar-se amiga do príncipe, daí um turbilhão de sentimentos começou a confundí-la, e como se não bastasse, Aspen passa a ser soldado do palácio, fazendo America se confundir mais ainda tendo ao seu alcance, de um lado, o rapaz que já foi o grande amor de sua vida e o do outro, o rapaz que despertou seu interesse e um sentimento que ela ainda não pode dar nome.

Aspen: Então você está escolhendo o príncipe?
America: Não. Não estou escolhendo Maxon ou você. Estou escolhendo a mim mesma. Pág. 356

Se antes, ficar entre as Selecionadas era um pesadelo para nossa protagonista, agora com seus sentimentos por Maxon mudando, ela entra na luta pelo coração do príncipe e consegue ficar entre as 10 finalistas da Seleção, tornando-se parte da Elite e passando a ser ensinada como é ser uma princesa. Ainda assim, mesmo ela estando dividida, Aspen jura lutar pelo seu amor e Maxon entra na luta por America mesmo sem saber estar lutando. 

"Desde o começo da Seleção, vinha pensando que minha vida seria arruinada ali. Mas, naquele momento, o castelo parecia exatamente o lugar em que eu deveria estar." - America, pág. 357


Comentário pessoal: Sabe aquele livro encantador? Isso mesmo, aquele que você acha que será só mais um romance clichê, mas que desperta curiosidade a cada capítulo e você percebe que não consegue largar e que ele é tudo o que você não imaginava que fosse. A Seleção faz você refletir sobre sistema político, formas de governo e de quebra tráz um triângulo amoroso fantástico que amarra o leitor a ponto de o livro só ser largado depois da última página virada, e por fim provoca uma depressão pós fim do livro. Mas para nossa sorte tem continuação! A Elite, o segundo livro da série, que em breve estará aqui no Blog, fiquem ligados! 

Ser uma Selecionada não foi escolha dela, mas ficar, sim.

2 comentários:

  1. Melhor trilogia do mundo S2
    Adorei sua resenha e o blog :)
    Já seguindo para curtir sempre, beijos
    http://www.fabulonica.com/

    ResponderExcluir
  2. Amora! Já disse que amo esse livro?? É o mais perfeito ❤

    ResponderExcluir