3 de agosto de 2016

Resenha - Comprometida.

Livro: Comprometida.
Autor(a): Elizabeth Gilbert.
Editora: Objetiva
Número de páginas: 375.

Descrição: A história de Comprometida começa 18 meses depois do fim do livro anterior, crônica sobre o ano em que a autora enfrentou um divórcio, uma depressão debilitante e outro amor fracassado até que se livrou de todos os bens materiais, demitiu-se do emprego e partiu para uma viagem de um ano pelo mundo, sozinha. Nos últimos capítulos de Comer, Rezar, Amar, Liz Gilbert conhece o brasileiro Felipe. Naturalizado australiano e divorciado, ele vivia na Indonésia quando conheceu Liz, 17 anos mais nova - é ele o "coroa" da dedicatória do novo livro escrita em português até na edição de língua inglesa. "Perto do fim da viagem, encontrei Felipe, que havia anos morava sozinho e tranquilo em Bali. O que veio em seguida foi atração, depois uma lenta corte e, finalmente, para nosso espanto mútuo, amor.”



Resenha: Uma mistura de fatos históricos e experiência pessoal da autora, faz com que o leitor queira saber como termina e ao mesmo tempo aprende sobre um assunto que, para uns é um sonho, para outros um tormento: O Casamento.

O que é o casamento hoje, por que nos atrai, e como podemos fazer as pazes com essa instituição conturbada e vital?

Para quem já leu Comer Rezar Amar, conhece Felipe, um brasileiro que Liz conhece na Indonésia e acaba se apaixonando por ele. Em Comprometida, eles ainda estão juntos, só que agora ficam conciliando suas vidas entre estar juntos e a vida corrida de ambos, onde Felipe é vendedor de pedras preciosas e precisa viajar para outros países com frequência, Liz é escritora e precisa escrever para conseguir pagar suas contas. Os dois estavam conseguindo caminhar juntos unindo o útil ao agradável, pois enquanto Felipe vende suas pedras, Liz viaja junto e busca inspiração durante as viagens com seu amado.
Mas a vida, sendo ela sempre uma caixinha de surpresas, coloca o casal contra a parede e os obriga a casar. E agora? Duas pessoas recém divorciadas com processos não tão amigáveis quanto queriam, que temem ter de passar por um próximo casamento, tem um noivado forçado pelas circunstâncias, afinal Felipe é brasileiro e não tem visto para morar na cidade natal de Liz que fica nos Estados Unidos. A única solução é passar por toda burocracia e glamour do casamento.
A partir daí Elizabeth cai numa busca incessante por fatos da história do casamento que a façam entender como conseguir ser uma boa esposa, qual o segredo dos casamentos duradouros e qual a possibilidade do casal passar por um segundo divórcio.

De todas as ações da vida de um homem, o casamento é o que menos diz respeito aos outros; Mas, de todas as ações da nossa vida, é nele que os outros mais se metem. – John Selden, 1689. Pág.312

Uma história emocionante que contagia o leitor com uma mistura de sede de conhecimento com clima de preparação para o casamento iminente, Elizabeth escreve Comprometida com a mesma leveza e sinceridade de Comer Rezar Amar, e faz com que o leitor prenda-se a leitura e sempre queira saber o que acontecerá no próximo capítulo.



Comentário pessoal: Romântico, sábio e supreendente, Comprometida é a aposta perfeita para quem procura algo simples mas, impossível de largar. Imaginar cada cena, cada experiência da Elizabeth é o que torna esse livro irresistível, faz você refletir sobre casamento e ver que o compromisso acontece de verdade depois que se tira o vestido branco e o véu da cabeça.  





"Não há risco maior que o matrimônio. Mas nada é mais feliz do que um casamento feliz. - Benjamin Disraeli, 1870.

Nenhum comentário:

Postar um comentário