5 de julho de 2016

Resenha - Últimas Páginas de Uma História de Amor.

Livro: Últimas páginas de uma história de amor.
Autor: Hennan Mesquita.
Editora: Chiado Editora.
Número de páginas: 120.

Descrição: Não escolhemos por quem nos apaixonamos, não escolhemos as pessoas que cruzarão nossas vidas. Mas escolhemos desistir frente a uma situação ou ir adiante independente das consequências. Desistir não faz parte de mim. Não deve fazer parte de ninguém.
Então, sem saber direito o que estava fazendo, ou talvez sabendo exatamente, eu o beijei.
Adorável, divertido e surpreendente!


Resenha: Ju acredita fortemente no amor, acredita em finais felizes, em borboletas no estômago, em paixões para vida toda. Fernando é um garoto reservado, confuso, solitário, quieto.
Quando Fernando, seu irmão Rick e seus pais se mudam. Tudo muda na vida de Nando.
Rick, diferente de Fernando, é um cara "descolado". Um rapaz forte, bonito, simpático. No primeiro dia de aula, Rick arrancou olhares e sorrisos e até fez com que Ju escrevesse seu nome com corações no caderno, mas aquela admiração passou rápido. Era só aquelas paixões de primeira vista. Chegou, apaixonou, passou!
Ju e Betty (sua melhor amiga), flertam Rick com o olhar e vão em busca para descobrir mais sobre ele. No meio da aula, Ju tenta puxar assunto com Fernando, que corta na mesma hora. Ele sempre era o alvo das perguntas sobre seu irmão.

"O nome dele é Rick, não sei se tem namorada, não sei se pode ir a alguma festa e se quiser saber alguma coisa, pergunta a ela." - Fernando. Pág. 19

Nando sente uma certa dificuldade em se enturmar e Ju o ajuda nisso. Chamando-o na hora do intervalo para sentar com seu grupinho, tentando puxar conversa, o ajudando a se socializar.

Fernando passa a desconfiar sobre seus sentimentos por Ju e Ju por sua vez, já se vê amando Fernando.
Em um certo dia, Nando se abre para Ju. Fala que se sente confuso em relação a sua sexualidade. Ju não pensa, não questiona, apenas segue seu coração e o beija..

"Então, sem saber direito o que estava fazendo, ou talvez sabendo exatamente, eu o beijei." - Ju. Pág. 64

Com o passar da história, Ju e Nando se tornam mais próximos. Não se beijaram, não ficaram ou discutiam seus sentimentos. Apenas se divertiam, eram felizes!

Quando o inesquecível beijo completa seis meses, Ju compra um presente para Nando e ele por sua vez, já vem preparando o presente para o seu amor; cultivando uma flor, como a de um quadro que tem no quarto de Ju, uma Amarílis.
Na noite da troca de presentes, Nando faz com que Betty tire Ju por um instante de casa, para conseguir ir ao seu quarto e fazer uma surpresa. Ao chegar lá, com a linda Amarílis, Nando vê um caderno na sua estante, ele sabe que é de Ju e tem vontade de olhar, saber mais sobre o seu amor. Ao abrir, vê o nome de seu irmão e os corações que Ju tinha desenhado no primeiro dia de aula deles. Algo insignificante, mas que fez com que Nando pensasse que estaria sendo usado, e não amado.
Ju chega no quarto, vê Nando segurando o caderno e chorando, Ju chora. Corações se partem e Fernando sai, sem falar nada. Triste, sofrendo!

"Em cima do criado mudo, um jarro com uma flor, uma Amarílis. Acho que a mais linda que já vi! Branca com filetes lilás em suas pétalas." - Ju. Pág. 95

No dia seguinte, os pais de Fernando brigam, uma briga feia e ele, Rick e sua mãe voltam para sua antiga cidade. Eles são novamente matriculados na escola antiga e logo no primeiro dia de aula, o valentão da escola tenta mexer com Fernando. Nando não aguenta mais ser colocado para baixo e cria coragem, lutando para proteger sua auto estima e sua honra.

"Eu jogo os livros de volta no chão e a única coisa que penso é: Que se foda" - Fernando. Pág. 102

Dois anos se passam...

Rick começou a faculdade de direito e Fernando não foi mais atormentado na escola depois da briga com o valentão.
Em um certo dia, sua avó, cuidando de suas flores no jardim, fala algo que faz Fernando pensar, pensar no seu amor, nos seus sentimentos e sentir saudades de Ju.
Nando marca uma viagem e vai visitar Ju, mas ao chegar em sua casa, recebe uma notícia inesperada. O mundo dele para!
Fernando sai de lá, com uma caixa e ao abri-lá, pega a camisa que Ju havia comprado à anos atrás, no dia do afastamento dos dois. Na caixa encontrá-se a camisa e uma carta.
A última carta de amor, onde Ju esclarece todos os seus sentimentos, sua paixão, mostrando que amor verdadeiro existe sim e que nem a distância pode interferir na decisão do coração.

Ao final dessa carta vem a grande surpresa do livro (pelo menos para mim). Foi nessa hora que quase tive um ataque! Passei a amar mil vezes mais a história.

No fim do livro vemos uma carta de Fernando, já adulto, falando sobre a sua vida atual e revelando que sempre amará Ju!





Comentário pessoal: Nunca pensei que um livro me deixaria tão depressiva. Preciso da sequência urgente! Ao terminar de ler, meus pés gelaram, minha voz sumiu, meus pensamentos voaram, meu coração se partiu...

Só uma palavra resume esse livro: INCRÍVEL!

Últimas palavras: LEIAM! COMPREM HOJE E LEIAMImpossível não se apaixonar pela leitura. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário